sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Formatura dos Agentes Mirins da Dengue

 

“Canoas faz formatura e vistoria para lembrar Dia D Contra a Dengue


11:46 - sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Vestidos com camisetas e bonés verdes, os alunos das escolas municipais Dr. Nelson Paim Terra e David Canabarro e os agentes de endemias da Vigilância em Saúde visitaram residências no bairro Rio Branco nesta manhã, com o objetivo de vistoriar as casas e orientar os moradores sobre os perigos da Dengue. A atividade fez parte das ações do município para lembrar o Dia D Contra à Dengue, comemorado neste sábado, 20 de novembro. Na oportunidade, ocorreu a formatura de 70 agentes de endemias mirins, com a participação da secretária de Saúde e vice-prefeita, Beth Colombo.

O pequeno formando Wilson Roberto da Rosa, de 7 anos, se disse consciente de sua nova responsabilidade: conversar com a família, vizinhos e amigos sobre como prevenir a Dengue. “Achei muito bom fazer esse curso”, comentou. A jovem Tamires Rosa Moraes, 14, também garantiu que vai expandir o que aprendeu na sala de aula nos últimos três meses. “Nossa função é preservar o meio ambiente”, afirmou.

Em seu discurso, a secretária Beth destacou que a formatura era simples, mas tinha um simbolismo muito grande. “Escolhemos os alunos porque sabemos que é muito mais fácil termos alguém dentro das casas para fiscalizar. A partir de agora vocês têm autoridade e legitimidade para chamar a atenção de todos no cuidado à preservação. Começa aqui um exercício de cidadania”, destacou. Segundo ela, Canoas vem reagindo heroicamente contra o mosquito aedes aegypit desde 2009, mas é importante manter a doença afastada.

O subprefeito da Região Sudoeste, Pedro Bueno, lembrou a importância das crianças e adolescentes aprenderem a questão ambiental desde cedo. “Vocês é que dirão que planeta teremos no futuro. É importante cuidar desde pequenininho, ajudando os pais e vizinhos, para se ter consciência e um mundo melhor”. A coordenadora da Vigilância em Saúde, Judith Vasconcellos, disse que com os agentes de endemias mirins amplia a atuação da diretoria no combate à dengue. “Somente o poder público não dará conta de prevenir toda a cidade. Precisamos do apoio de toda a sociedade”. A diretora da escola, Erotildes Maria Serppa e o subprefeito da Região Noroeste, Júlio Ribeiro, também participaram da ação.”

Reportagem de Daiane Poitevin

Fotos de Ireno Jardim

A caminhada com os agentes foi muito legal, os alunos amaram porque foram visitar casas e estabelecimentos da vizinhança a procura de focos do mosquito e conversar com as pessoas do bairro.

Sgeum as fotos:

Foto15446Foto15447Foto15448Foto15450

Foto15453Foto15455Foto15456Foto15458Foto15459 

Meus alunos Daniel e Guilherme, do 2° Ano C.

 

Você confere a reportagem e as fotos no site da Prefeitura de Canoas, no link abaixo:

http://www.canoas.rs.gov.br/Site/Noticias/Noticia.asp?notid=11473

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails