sexta-feira, 8 de abril de 2011

Projeto João e Maria

Por favor, se você se inspirar ou mesmo copiar o projeto, não se esqueça de dar os devidos créditos ao meu blog, pois se o trabalho fosse seu, tenho certeza de que gostaria do mesmo.

Obrigada!!!  

Temas Geradores

Doces, contos de fadas e bruxas.

Período

De 04 de setembro a 29 de outubro de 2010.

Justificativa

Ouvir e contar histórias é fundamental para o desenvolvimento da identidade da criança, pois através dos contos ela tem a possibilidade de ensaiar seus papéis na sociedade, adaptando-se a situações reais e colocando-se dentro da história, como também estimula idéias, opiniões, sentimentos e criatividade, antecipando situações que a criança só iria experimentar na vida adulta.

Objetivo Geral

Desenvolver a imaginação, a socialização em grupo, a percepção de mundo, a linguagem oral e escrita, a construção da autonomia da criança com o auxílio de contos de fadas, doces e figuras imaginárias como as bruxas – que são mitos e simbologias importantes no contexto infantil.

Programação

Data

Objetivos Específicos

Metodologia

Recursos Necessários

04/10

Segunda

- Despertar o o interesse e a curiosidade dos alunos.

- Atividade detonatora:

O QUE VAMOS TRABALHAR? A professora irá levar para a aula um objeto (algodão doce) escondido em uma sacola e pedirá aos alunos que façam perguntas sobre o que é, ela só poderá responder sim ou não.

-Após a descoberta, a professora revelará aos alunos que o novo projeto tem a ver com “DOCES” e “CONTOS DE FADAS”. Os alunos construirão hipóteses sobre o tema.

- Produção textual: como vocês se lembram da história? ( com ilustração).

Exercícios de separação e ordenação de sílabas.

- Algodão Doce;

- Quadro;

- Giz;

- Folhas A4.

05/10

Terça

- Desenvolver a motricidade ampla e a lateralidade dos alunos.

Projetos

clip_image002Ed. Física – Trilha com desafios de lateralidade (se chover, construção de casinha de papel).

Contribuição da Professora Sonsy

- Materiais diversos.

06/10

Quarta

- Conhecer a versão popular da história de João e Maria.

- Construir o texto fatiado presente no filme João e Maria: O feitiço da Bruxa.

- Observar e refletir sobre estratégias que os alunos utilizam para montar um texto memorizado pela audição.

- Filme “Os contadores de histórias – João e Maria”.

- Conversar com os alunos sobre o que acharam do filme.

- Dividir a turma em grupos e distribuir o texto fatiado de forma diferente para cada grupo (letras, sílabas, palavras e/ou versos),

Segue texto:

“Coração no fornão.

Bate coração!

A morte é brincadeira,

Bem aqui no meu fornão.”

- Pracinha.

- Tv;

-DVD;

- Folhas com os pedaços do texto fatiado;

- Papel Pardo;

- Cola e

- Tesoura.

07/10

Quinta

- Desenvolver a criatividade e a escrita de textos.

- Ditado

- Produção textual de lista: Do que será que é feita a casinha de doces?

- Texto fatiado para ordenar e colar no caderno.

- Folha xerocada;

08/10

Sexta

- Desenvolver a escrita espontânea, para que o aluno sinta-se seguro em criar hipóteses.

- Escrever palavras que vocês se lembrem da história, com o auxílio da matriz das letras.

- Caderno.

13/10

Quarta

- estimular a criatividade artística, através de pintura, recorte e colagem.

- Hora do conto do Livro: João e Maria, de Ruth Rocha.

clip_image004

- Construção de cenário para teatrinho com dedoches da história.

- Pintura dos dedoches.

- Bingo de letras.

- Caixas de sapatos;

- Folha xerocada com dedoches;

- Papéis coloridos;

- Cartelas do bingo;

- Tampinhas.

14/10

Quinta

Festa Dia da Criança

-Atividades festivas.

- Diversos.

15/10

Sexta

- Desenvolver a socialização em grupo, a identidade e a autonomia.

- Exercitar a divisão com material concreto.

clip_image005

- Construção de casa de doces.

- Dramatização da história pelos alunos.

- Degustação da casinha de doces.

- Jogo de memória da história.

- Doces;

- Casinha de papelão ou armário;

- Roupas e acessórios para a dramatização;

- Saquinhos para colocar os doces;

- folha xerocada com peças do jogo.

18/10

Segunda

- Refletir e identificar diferenças e similaridades nas versões de João e Maria contadas de diferentes autores.

Texto – João e Maria dos Irmãos Grimm.

- Tabela comparativa das três versões da história.

-Bingo de palavras.

- Papel pardo;

- Pincel atômico;

- Cartelas do bingo;

- Tampinhas.

19/10

Terça

Projetos

20/10

Quarta

- Manipular um jornal.

- Conhecer as características de um texto jornalístico.

- Produzir uma notícia.

- Entregar jornais para que as crianças manipulem e tenham contato com este portador textual.

- Enumerar as características de uma notícia de jornal.

- Cada aluno criará a sua notícia sobre o desaparecimento de João e Maria.

- Pracinha.

- Jornais;

- Folhas A4;

- Cola.

21/10

Quinta

- Desenvolver o raciocínio lógico matemático e a leitura.

- Ditado

- Jogo de memória da história.

- Histórias matemáticas.

- Folhas xerocadas com nomes das peças.

- Caderno

22/10

Sexta

Aula de reforço

- Escrever o nome das figuras, preenchendo as lacunas, com o auxílio da matriz das letras.

- Folha xerocada.

-Matriz das letras.

25/10

Segunda

- Ampliar a leitura global.

- Bruxas – texto.

- Em grupos, ler e ilustrar um pedaço da história.

- Texto fatiado para montar no caderno.

-Jogo de memória das bruxas.

- Papel pardo;

- História em partes;

- Canetas;

- Folha xerocada com molde das cartas.

26/10

Terça

Projetos

27/10

Quarta

- Trabalhar em grupos.

- Produção textual coletiva: lista de bruxas que conhecemos.

- Conta sílabas.

- caderno

28/10

Quinta

- Escrever com o auxílio de banco de palavras.

- Ditado

- Produção textual: Receita de feitiço.

- Folhas xerocadas.

29/10

Sexta

- Observar como se constrói uma receita culinária, a partir do material concreto.

- Avaliar as atividades realizadas e destacar as aprendizagens.

- Receita: Suco de Caveira.

- Produção textual: avaliação do projeto e autoavaliação.

- Gelatina;

- Balas de caveira;

- Água quente e fria.

- Folhas A4.

 

Espero que gostem, pois os meus alunos amaram!!!

Comente aqui embaixo…

4 comentários:

Camila Reche disse...

Querida professora, parabéns pelo seu projeto! Estou à procura de inspirações para poder estruturar um projeto para uma turma de Maternal II. Gostaria de maiores detalhes sobre o filme João e Maria que você cita... Como posso consegui-lo? Abraços e parabéns mais uma vez!
Professora Camila. Meu e-mail: rechecamila82@gmail.com

Profª Shirley disse...

Oi Camila, tudo bem? Que bom que você visitou e descobriu meu blog! Fico feliz que gostou do projeto, fiz com carinho e foi um sucesso na minha turma de 2010.
O filme que falo, peguei no You Tube, é só pesquisar exatamente como diz no Projeto, como contadores de história João e Maria. Ele está dividido em 5 partes. Eu copiei as mesmas para o computador e salvei em um DVD. espero ter ajudado...

Não esqueça de dar uma olhada nos outros marcadores e sugestões de atividades do site.

Um beijo e Sucesso com o seu Maternal II! <3

carla baixinha disse...

Parabéns pelo projeto, é maravilhoso, gostaria de saber sobre os filmes citadosnao consigo encontra-los

carla baixinha disse...

adorei o projet ele é maravilhoso, gostaria de saber como conseguir os filmes citados nao estou conseguindo encontra-los se puder me responder meu email e carlaalcaire@ig.com.br, desde ja grata, Carla.

Related Posts with Thumbnails